Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal

JFPE recebe visita da Escola Brigadeiro Eduardo Gomes

27/06/2018 às 19:00:00

Na terça-feira, 19 de junho, a JFPE recebeu, em seu prédio-sede no Jiquiá, os estudantes da Escola Brigadeiro Eduardo Gomes. A visita teve como objetivo apresentar as dependências, o funcionamento e a história da Justiça Federal em Pernambuco auxiliando, assim, na percepção acerca do I Concurso de Produção Textual que traz como tema “O papel da Justiça Federal na promoção da cidadania”.

Durante a apresentação, os estudantes puderam entender a organização e funcionamento da Justiça Federal por meio de exemplos práticos. Eles puderam acompanhar um pouco de uma audiência realizada na 36ª Vara Federal. Sobre o momento, a aluna Luana Cristina, de 14 anos, comentou: “Eu gostei muito da parte da audiência, porque meu sonho é ser juíza”.

Os alunos conheceram também o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), compreendendo, portanto, como e porque acontecem as conciliações. Já na exposição permanente do Espaço Memória aprenderam sobre a história da Justiça, observaram fotos dos prédios desde sua criação, viram processos antigos de importância histórica e também entenderam as diversas instâncias através de um móbile interativo.

O percurso feito na JFPE mostrou a trajetória construída ao longo da sua existência e como acontece sua atuação hoje. “A gente não sabia como era, como acontecia e, às vezes, não ligava muito para isso, mas vendo de perto é diferente. Com certeza a gente vai se inspirar em cada pessoa que falou aqui, ” considerou Luana Cristina, percebendo, assim, que a importância do trabalho reside na compreensão do público no que diz respeito a instituição e também fundamenta uma esfera da formação intelectual e cultural desses estudantes.


Autor: Assessoria de Comunicação JFPE

Pin It

 Imprimir 







Top